Recursos para aulas e atividades digitais

29/05/2020 11:29

Slides da palestra.

Resumo

O acesso à internet tem se intensificado no Brasil, o que permite o uso de ferramentas digitais não presenciais para a transmissão de conteúdo didático que pode auxiliar a formação dos alunos. Além disso, com a recente limitação do convívio presencial por causa da pandemia de COVID-19 que, segundo estudos internacionais, pode se estender em maior ou menor grau por até dois anos, o oferecimento de atividades digitais online por instituições de ensino como a UFSC pode ser inevitável para mitigar os efeitos de suspensão das atividades presenciais. Portanto, é importante o desenvolvimento de recursos digitais que emulem o ambiente de sala de aula respeitando as limitações que o consumo por esse tipo de veículo apresenta, como o tempo de acompanhamento de um vídeo de conteúdo teórico. O objetivo desta apresentação é mostrar alternativas que promovam um ambiente de aprendizagem virtual, explorando-se as variadas formas de exposição de conteúdo e interação com os alunos. Nesse contexto, espera-se apresentar algumas das principais mídias que podem ser exploradas, suas potencialidades e os pontos positivos e negativos de cada uma. A apresentação também inclui experiências pessoais com cada tipo de mídia e ferramenta. Os resultados esperados desta apresentação são o compartilhamento de diversas opções e um breve tutorial sobre a produção de conteúdo digital em cada formato comentado, habilitando os interessados a produzir e divulgar materiais autorais.

Gravação da Palestra